1 de dez. de 2010

Papo Y | Carolina Munhóz

Carolina Munhóz Honório, 22 anos, estudante de jornalismo, é autora do livro de ficção juvenil A Fada. Tem no seu currículo várias viagens internacionais,em lugares variados, no momento está solteira. Seu autor predileto é Paulo Coelho entre outros. Veja a entrevista que fiz com essa menina incrível:

Eric: O que motivou a escrever um livro?
Carolina: Eu só percebi que estava escrevendo um livro quando cheguei ao segundo capítulo dele. Nunca tinha imaginado escrever um livro. Porém se algo me motivou foi a leitura de outros livros que desde pequena venho acompanhando.
Eric: Como foi o processo de criação?
Carolina: Foi muito tranqüilo e simples. Na época eu estava no colegial, então tinha muito tempo livre. Eu escrevi com uma calma muito grande e não tinha nenhum tipo de pressão. A Fada com certeza vai ser o livro mais ‘calmo’ da minha carreira.
Eric: Na minha opinião, você escreveu muito rápido este livro, teve a ideia em 2004 e finalizou em 2005. Como explica esse fato tão marcante?
Carolina: Eu escrevi A Fada em 9 meses. Tem horas que penso que foi rápido e em outras acho que demorei muito. Eu possuía um tempo livre muito grande, então sei que ele poderia ter sido escrito de uma maneira mais rápida. Já hoje luto contra o tempo para escrever meus outros livros.
Eric: Quando estava com a ideia de escrever um livro, pensou em que público?
Carolina: Eu sempre quis escrever para o público juvenil, pois esse grupo gosta do que eu gosto e é muito ligado a fantasia e ficção. Hoje me vejo escrevendo para o publico infantil e adulto, mas o juvenil sempre vai ser minha paixão.
Eric: Quais foram as preocupações que teve?
Carolina: Minha preocupação sempre foi (ainda é) as pessoas acharem que A Fada é um livro infantil. Por tratar de fadas todos imaginam que é um livro calmo como um conto de fadas, mas não existe nada disso.
Eric: Hoje temos um meio de comunicação infalível, que é a internet, isso ajudou a divulgar o livro?
Carolina: Com certeza! Meu livro não seria nada hoje se não existisse a internet. Toda mídia e leitores que consegui foi graças a internet e as redes sociais.
Eric: Por que escolheu Londres para ambientar a história?
Carolina: Sou apaixonada por Londres desde pequena. Sempre amei a magia que existe na Inglaterra e sabia que meu livro tinha que se passar lá. É muito fácil para mim escrever sobre lá.
Eric: Como você define sua personagem? Você se vê como uma fada?
Carolina: Minha personagem é uma menina solitária, insegura, mas guerreira. Ela não possui muitos amigos, não tem um laço familiar muito forte, mas tem um bom coração e quer muito ser feliz.

Se eu me vejo como uma fada? Rs Bem..eu gostaria de ser uma! Muitos acham que a personagem sou eu, mas na verdade eu coloquei muitas características físicas e psicológicas minhas nela. Porém ela não é a Carolina Munhóz.
Eric: No seu currículo tem várias viagens internacionais. Qual lugar te encantou mais?
Carolina: A Inglaterra sempre me encantou e vai me encantar, mas gostei muito da Suíça. Achei um local incrível, com uma beleza MARAVILHOSA. Com certeza ainda será cenário para meu livro.
Eric: Qual desses lugares, que passou você ambientaria uma próxima história?
Carolina: Sempre que vou para um país consigo criar uma história nele. Creio que ainda escreverei sobre a Suíça, Itália e São Francisco.
Eric: Quais dificuldades você enfrentou para mostrar o seu trabalho nas editoras? Foi fácil?
Carolina: Foi a parte mais difícil de todo processo. Fiquei quatro anos procurando editoras e infelizmente ninguém apostava em meu trabalho.
Eric: Para encerrar, podemos esperar um próximo livro? Quando?
Carolina: Acredito que no próximo ano eu consiga lançar um próximo livro. Tenho vários projetos no momento e estou definindo qual sai no ano que vem.
Por: Eric Juan

2 comentários: